Oferta imperdível

domingo, 21 de dezembro de 2014

WHO | Ebola response roadmap - Situation report

WHO | Ebola response roadmap - Situation report






https://plus.google.com/114558863704884037004/posts/RPQJoEefata

Sierra Leone: Western Area Surge combats Ebola pro-actively

December 2014
The Western Area of Sierra Leone is the “hotspot” in this Ebola outbreak at the moment, with the highest transmission of any of the 3 most affected countries. The Government of Sierra Leone, WHO and partners, are sending in a massive surge of staff and resources to this area to intensify efforts to curb the spread of Ebola disease.

Screening for Ebola

Medical students Stephen Kamara and Samba Jalloh get on their motorbikes. They have received several alerts this morning from the Command Centre about possible Ebola infections in their area of Sierra Leone’s capital Freetown. Using a standard checklist, they will screen each sick person and evaluate if there is a need for the patient to be transported and tested for Ebola.
“This is a medical war my country is fighting and I believe that the only way to stop this disease is for us, health practitioners, to come on board. We need to identify all sick people and take them out of the community as soon as possible,” explains Stephen about his decision to join the Western Area Surge operation.
The Ebola 117 hotline team based at the Command Centre sends alerts to Stephen and Samba when there is a call about a sick person in their neighbourhood. If they decide that the patient needs medical care, they call back the 117 hotline to send an ambulance to transport the sick person to the nearest holding centre for Ebola testing.
This work forms a key part of the Western Area Surge operation launched this week by the Government of Sierra Leone, supported by World Health Organization (WHO) and many other partners to intensify efforts to curb the spread of Ebola disease in urban and rural areas surrounding Freetown.
Fonte: WHO

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Atacada por moradores, equipe de saúde na luta contra ebola é encontrada morta na Guiné

Três jornalistas, dois médicos veteranos e o diretor de um hospital regional estariam em cativeiro de difícil acesso em pequeno vilarejo do país.

Foram encontrados mortos nesta quinta-feira (18/09) seis profissionais de saúde que trabalhavam em uma campanha de conscientização sobre a epidemia de ebola em Guiné-Conacri, anunciaram autoridades do país, segundo a BBC. Na equipe, estavam três jornalistas, dois médicos veteranos e o diretor de um hospital regional que estavam desaparecidos nos arredores da aldeia de Womey, situada em uma região florestal, desde terça-feira (16/09).

Segundo o The Guardian, a equipe foi atacada por um grupo de moradores que suspeitavam das intenções da ajuda internacional e os levou para um cativeiro. As buscas das autoridades do país foram dificultadas após os habitantes da aldeia destruírem uma ponte de acesso ao local.

"A reunião começou bem, os chefes tradicionais deram boas-vindas à delegação com 10 nozes de cola como uma saudação tradicional", afirmou ao Guardian um morador local, que deu apenas seu primeiro nome, Yves. "Depois, alguns jovens apareceram e começaram a apedrejá-los. Eles arrastaram alguns para longe e danificaram os veículos deles”, completou.

A aldeia fica dentro do distrito de Nzérékoré, onde já havia acontecido confrontos após profissionais de saúde tentarem higienizar um mercado local no mês passado. Na ocasião, cerca de 50 pessoas foram presas e diversos policiais foram enviados para reprimir os tumultos.

Fonte: Patrícia Dichtchekenian | São Paulo - 18/09/2014 - 18h20. Opera Mundi 

domingo, 7 de setembro de 2014

Situação do Ebola

Situation reports: Ebola response roadmap





Ebola infographic: What you need to know


Serra Leoa vai impor quatro dias de confinamento para conter Ebola












Cidadãos não serão autorizados a deixar casas entre 18 e 21 setembro. Até sexta, Serra Leoa tinha registrado 491 do total de 2.097 mortes.


Serra Leoa vai impor um período de quatro dias de confinamento em todo o país a partir 18 de setembro, em uma escalada dos esforços para impedir a propagação do vírus Ebola, informou um funcionário do gabinete do presidente nesta sexta-feira (5).
Os cidadãos não serão autorizados a deixar suas casas entre 18 e 21 setembro, numa tentativa de evitar que a doença se espalhe ainda mais e permitir que os profissionais de saúde identifiquem casos nos estágios iniciais da doença, disse Ibrahim Ben Kargbo, assessor presidencial para a força-tarefa contra o Ebola no país africano.
"A abordagem agressiva é necessária para lidar com a propagação do Ebola", disse ele à agência de notícias Reuters.
Até sexta-feira, Serra Leoa tinha registrado 491 do total de 2.097 mortes atribuídas ao Ebola na África Ocidental desde março, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).
Semanas cruciais As Nações Unidas fixaram como meta deter a expansão da epidemia de Ebola nos próximos seis a nove meses, conforme afirmou nesta sexta-feira o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Depois de uma reunião com autoridades da saúde, Ban afirmou que 'as próximas semanas serão decisivas' para intensificar os esforços internacionais para combater a maior epidemia mundial de Ebola.
Ban fez um apelo para que os países da ONU 'forneçam os 600 milhões de dólares necessários' para apoiar os países mais afetados pela epidemia.
"Precisamos de contribuições em pessoal, material e financiamento dos governos, do setor privado, das instituições financeiras e das ONGs", afirmou, exigindo "um aumento em massa da ajuda" em médicos e equipamentos.
Anunciando a criação de um "centro de crise para o Ebola", o secretário-geral afirmou que 'o objetivo é deter a transmissão da doença a fim de evitar sua propagação no mundo
Da Reuters e France Presse


domingo, 24 de agosto de 2014

Salvador ganha uma nova Barra


A orla da Barra está oficialmente aberta para ser desfrutada, inaugurando um novo momento na ocupação dos espaços públicos em toda a cidade.

O prefeito ACM Neto inaugurou o espaço nesta sexta-feira (22/8), com uma caminhada do Porto ao Farol, onde aconteceu um ato solene. Uma extensa programação cultural, com o show Todos Cantam Salvador, acontece nesse momento. 

"Salvador nasceu na Barra e, agora, uma nova Barra nasce para Salvador. Salvador vai deixar de ser lembrada como uma cidade de beleza extraordinária que tinha uma das orlas mais feias", afirmou o prefeito, ao ativar a roda-gigante que fica no bairro por dez dias.

Inovações - A iluminação da Barra conta com luminárias em LED, com monitoramento por telegestão. Isso permitirá o acompanhamento, em tempo real, do funcionamento dos equipamentos e do consumo de energia na região. Em caso de qualquer eventualidade, a Prefeitura poderá agir imediatamente.
Os refletores voltados para a praia terão a mesma tecnologia, que proporciona economia de 50% no consumo. São 239 postes novos na região requalificada, com design arrojado e estrutura de ferro galvanizado, material mais resistente à corrosão.

Contêineres de lixo subterrâneos também estão entre as novidades da nova Barra. O cidadão poderá descartar o resíduo através de uma lixeira aparentemente comum, mas que não tem fundo. Ou seja, o lixo segue direto para o contêiner subterrâneo. O que tem três compartimentos pode armazenar até três toneladas. O lixo ficará, portanto, isolado para evitar mau-cheiro e presença de animais.


Em meio a crise com Rússia, Ucrânia anuncia que investirá 2,2 bilhões de euros no Exército

Presidente Poroshenko afirmou que país "demonstrou que pode se defender"

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, anunciou neste domingo (24/08) que investirá mais de 2,2 bilhões de euros no reequipamento do Exército, entre 2015 e 2017. A informação foi divulgada pelo dirigente durante a parada militar comemorativa do Dia da  Independência, em Kiev.

Poroshenko também afirmou que o país "demonstrou que pode se defender". O chefe do Estado, ao referir-se ao conflito armado no leste do país, denunciou que a guerra foi imposta à Ucrânia por forças estrangeiras, e expressou seu convencimento de que esta "batalha pela independência" terá  vitória ucraniana.

"Nos últimos seis meses, em duros combates, nasceu o Exército da Ucrânia", disse Poroshenko, destacando que nesta luta a expressão "defensor da pátria" deixou de ser uma abstração e encheu de conteúdo concreto.

Ele acrescentou que o inimigo "se preparou durante muito tempo" e que a Ucrânia não esperava um "ataque à traição de semelhante envergadura".

(*) Com informações da Efe e Agência Brasil

Apple substitui baterias defeituosas do iPhone 5




A Apple anunciou a substituição, de forma gratuita, a bateria de iPhones 5 que descarregam muito rápido. Parte dos smartphones vendidos entre setembro de 2002 e janeiro de 2013 veio com um defeito na bateria, que a faz encerrar sua vida útil mais cedo ou exige que seja carregada com mais frequência. Donos do iPhone 5 poderão inserir o número de série de seus aparelhos no site da Apple para verificar se estão aptos a fazer a troca. A substituição está disponível nos EUA e na China desde o dia 22. No restante dos países, a troca começa no dia 29. O iPhone 5 deixou de ser vendido em setembro do ano passado, quando foi substituído pelo iPhone 5c e pelo iPhone 5s

Fonte: FolhaPress, em Tribuna do Norte

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Ciência & Saúde













OMS registra 1.427 mortes pelo vírus ebola na África

Vírus segue avançando na Libéria e novas mortes geram preocupação da República Democrática do Congo.

Dados divulgados nesta sexta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 1.427 pessoas morreram pelo vírus ebola. Todas nos países Serra Leoa, Libéria, Guiné-Conacri e Nigéria, do oeste da África. Atualmente existem 2.615 infectados pela doença nos quatro países.

A OMS voltou a ressaltar que não há necessidade de restrições ao comércio nem ao trânsito nos países que concentram o surto de ebola. A instituição só recomenda restrições de movimentação para pessoas contaminadas ou com suspeita de contaminação pelo vírus ebola.

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/08/oms-registra-1-427-mortes-pelo-virus-ebola-na-africa-4581480.html

sábado, 16 de agosto de 2014

Sobre o Ebola

Ebola virus disease

Fact sheet N°103
Updated April 201
Key facts
  • Ebola virus disease (EVD), formerly known as Ebola haemorrhagic fever, is a severe, often fatal illness in humans.
  • EVD outbreaks have a case fatality rate of up to 90%.
  • EVD outbreaks occur primarily in remote villages in Central and West Africa, near tropical rainforests.
  • The virus is transmitted to people from wild animals and spreads in the human population through human-to-human transmission.
  • Fruit bats of the Pteropodidae family are considered to be the natural host of the Ebola virus.
  • Severely ill patients require intensive supportive care. No licensed specific treatment or vaccine is available for use in people or animals.


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Rede municipal de saúde

Rede municipal de saúde de Salvador disponibiliza vacinas para viagens internacionais 

Os cidadãos de Salvador com viagem marcada para fora do país e que precisam de imunização podem contar com os serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As vacinas de rotina, obrigatórias em alguns países, podem ser solicitadas nos centros de saúde e Unidades de Saúde da Família (USF).


Segundo a enfermeira da Central de Vacinas da SMS, Irenaldia Azevedo, primeiro é necessário levar em consideração para onde a pessoa vai viajar antes de tomar as vacinas. “No posto de saúde identificamos qual imunobiológico precisa estar em dia. Quem vai para a Europa, por exemplo, onde há incidência de Sarampo, precisa tomar a tríplice viral”, afirmou Azevedo. Outra imunização necessária é a de febre amarela. Como medida de controle, alguns países exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), emitido pela Anvisa no aeroporto, que comprova a vacinação contra a doença. O Brasil está na lista de localidades com risco, por isso é obrigatória a vacinação para quem entra no país ou sai em viagem para outro território que também pode ser de risco.

Mas é preciso atenção para o período de cada vacina. Os viajantes são orientados a consultar o cartão de vacinação, já que, no caso da febre amarela, é feito um reforço a cada dez anos. Já a vacina contra o tétano é administrada em três doses com reforço a cada dez anos. Além dos postos de saúde e das USF, a população pode contar com os Centros de Referência Imunobiológicos Especiais (CRIEs) estaduais, que dão suporte à rede municipal no caso de vacinas mais complexas. Os postos do CRIE ficam no Hospital Pediátrico Professor Hosanah Oliveira (Canela) e no Hospital Couto Maia (Monte Serrat).

Aniversário de Brilhante

No dia 10 de abril de 2020, brilhante completou 13 anos. Saudável e com muita saúde continua proporcionando alegria e felicidades para ...